5 Formas de Como Fazer a Conclusão Excelente
OFERTA LIMITADA: ASSINE O PLANO DIAMANTE E LEVE JUNTO [GRAMÁTICA SIMPLIFICADA]

5 Formas de Como Fazer a Conclusão

 

A redação é uma das matérias que mais desclassificam os candidatos nas provas não só de concursos públicos quanto nas provas de vestibulares e no Enem. Diante disso, sanarei uma das principais dúvidas que você tem: a conclusão.

Você já fez um texto e não sabia como finalizá-lo? Então, seu problema acaba hoje. Vamos primeiramente ao conceito de conclusão.

O que é conclusão?

É a menor parte da redação e tem como finalidade apresentar uma solução para o tema abordado ou apresentar também uma síntese do que foi falado nos parágrafos anteriores. A conclusão é composta de pelo menos dois períodos; não faça um parágrafo apenas com um período (Início da oração ao ponto final), pois ele ficará muito grande. A quantidade de linhas fica entre 5 e 7, por isso nada de exagerar no tamanho da conclusão. Já vi várias conclusões com até 12 linhas! Fico espantado!

Quais conectivos devo empregar na conclusão?

Os conectivos (conjunções) são muito importantes na hora de redigir a conclusão do texto, é por meio deles que indicamos que o texto chegou ao fim. Alguns conectivos mais empregados para finalizar a conclusão são:

Portanto,
Logo,
Então,
Por conseguinte,

Como devo fazer minha conclusão?

1. Se começar com o conectivo, você deve colocar uma vírgula logo depois; e não use mais de uma conjunção conclusiva.

Portanto, o governo deve reduzir os impostos a fim de facilitar a criação de empregos e com isso fazer com que a economia melhore. Além disso, investir mais em cursos técnicos ajudará no desenvolvimento do país, pois os jovens já sairiam das escolas prontos para o mercado de trabalho...

2. É possível também deslocar a conjunção para depois do verbo, sendo uma forma muito diferenciada do padrão. Nesse caso, o conectivo dever ficar entre vírgulas.

O governo deve reduzir, portanto, os impostos a fim de facilitar a criação de empregos e com isso fazer com que a economia melhore. Além disso, investir mais em cursos técnicos ajudará no desenvolvimento do país, pois os jovens já sairiam das escolas prontos para o mercado de trabalho...

3 elementos essenciais na conclusão:

Quem?
O quê?
Para quê?

Sempre faça essas três perguntas para redigir a conclusão do texto. Quem? Servirá para indicar quem deve realizar a ação; O quê? Indicará o que deverá ser feito; Para quê? Apresentará a finalidade da ação. Com isso, você terá uma conclusão excelente.

Cuidados na hora de concluir a redação:

Nunca aborde nenhuma informação nova na conclusão, já que ela é a última parte da redação, fale apenas das ideias mencionadas ou que tenham relação com que foi mencionado.

Nunca empregue dois conectivos conclusivos no parágrafo, pois já vi muitos textos com "logo, portanto, então, diante disso" no mesmo parágrafo. Acredita?

Nunca empregue tais expressões: 

Concluindo,
Finalizando,
Diante do exposto,
Diante dos fatos citados,

Resumindo...

Certamente, você aprendeu muito com este artigo do Professor Leo, concorda? Eu creio que sim! Agora coloque em prática o que aprendeu e redija várias conclusões e mostre para seu professor. Não se esqueça de que o curso Português Play pode solucionar seu problema, dado que temos um curso completo no site e ainda você conta com o Professor Leo para lhe tirar todas as dúvidas.

PORTUGUÊS TOTAL POR 1 ANO + GRAMÁTICA SIMPLIFICADA

APENAS 12X48.62
Close

50% Complete

Ebook 50 questões de CRASE

Baixe agora o Ebook com Dicas e Macetes do Prof. Leo