O Que é Coesão Textual Anafórica e Catafórica?
{ENTRE AGORA NO GRUPO NO WHATSAPP}
LIVROS CURSOS BLOG QUESTÕES CURSOS GRÁTIS ACESSAR

Coesão Textual Anafórica e Catafórica

 

A coesão textual é muito importante tanto para a interpretação de texto quanto para a redação. Saber redigir um texto coeso é fundamental para que ele seja o mais claro possível.

O que é coesão textual? 

É quando um termo retoma outro no texto, fazendo uma substituição de palavras, com isso, o texto fica mais claro e melhor redigido.

Quais o elementos mais comuns na coesão textual?

Há algumas classes mais usadas no que se refere à substituição de termos no decorrer do texto:

Pronomes

Qualquer que tivesse sido seu trabalho anterior, ele o abandonara, mudara de profissão e passara pesadamente a ensinar no curso primário: era tudo o que sabíamos dele. O professor era grande, gordo e silencioso, de ombros contraídos. (Clarice Lispector)

Numerais

Havia dois amigos em uma floresta cujos nomes eram Paulo e Marcos. Sabe-se que o primeiro tinha muito medo, entretanto o outro não. Os dois estavam perdidos lá fazia muitos dias.

Sinônimos

O homem acordou feliz naquele dia. O felizardo ganhou um bom dinheiro na loteria.Agora, o sortudo mudará de país, pois não é mais pobre.

Substantivações

Ler é um ótimo exercício para o cérebro, além disso, a leitura melhor o vocabulário do leitor.

Advérbios

Ele viveu em Divinópolis, havia muitos parentes dele. Então, preferiu viver nessa cidade a ir para o exterior.

A coesão textual pode ser anáfora ou categórica: a primeira é empregada para se referir a elemento que já foi citado no texto, enquanto a segunda é empregada para falar de elementos que serão mencionados.

Coesão Anafórica

Paula não compareceu ao curso ontem, pois ela estava muito doente; sabe-se que a estudante não é de faltar a nenhuma aula.

Os elementos "ela" e "estudante" fazem referência ao substantivo antes "Paula". Nesse caso, chamaremos tais elementos de coesão anafórica.

Coesão Catafórica

Qualquer que tivesse sido seu trabalho anterior, ele o abandonara, mudara de profissão e passara pesadamente a ensinar no curso primário: era tudo o que sabíamos deleo professor, gordo e silencioso, de ombros contraídos.

Perceba que os termos "seu, ele, dele" se referem ao substantivo à frete: professor. A isso, damos o nome de coesão anafórica.

É possível também em uma texto haver os dois tipos ao mesmo tempo.

Qualquer que tivesse sido seu trabalho anterior, ele o abandonara, mudara de profissão e passara pesadamente a ensinar no curso primário: era tudo o que sabíamos deleo professor, gordo e silencioso, de ombros contraídos.

Os termos "seu, ele, dele" são elementos categóricos, pois falam do termo posterior "professor".

O termo "o" antes do verbo "abandonara" é um elemento anafórico, pois retoma o substantivo "trabalho"; o pronome relativo "que" também é anafórico, já que se refere ao pronome demonstrativo  "o", o qual se equivale ao pronome "aquilo" = Era tudo aquilo que sabíamos dele.

Agora você já sabe o que é coesão textual e como identificar os elementos categóricos e anafóricos.

Catafórico = frente
Anafórico = antes

Aprenda mais com nosso curso completo de interpretação de texto e se prepare para quaisquer concursos públicos ou vestibulares.

E-BOOK DE QUESTÕES COMENTADAS

BAIXAR AGORA
Close

50% Complete

Ebook 50 questões de CRASE

Baixe agora o Ebook com Dicas e Macetes do Prof. Leo