Como Aprender Português de Forma Definitiva
RECEBA MATERIAIS - CLIQUE AQUI
GRAMÁTICA LIVROS CURSO VIP CURSOS DICAS BLOG PALESTRA ACESSAR

Como Aprender Português de Vez

A matéria de português é uma das mais exigidas nos concursos públicos e também nos vestibulares; além de ser essencial para o dia a dia das pessoas e dos profissionais, pois saber se comunicar e escrever bem dará a você mais chance no mercado de trabalho e nas provas de concursos.

1. Começar a estudar do básico

Muitos alunos querem estudar matérias aleatórias, isso é muito ruim, uma vez que uma matéria está ligada à outra. Por exemplo: fonética está relacionada à separação silábica e à acentuação gráfica; se você estudar primeiro acentuação, terá mais dificuldade, dado que saber o conceito dos encontros vocálicos e as regras de separação silábica ajudar você a aprender português de forma mais sólida.

2. Assistir às aulas teóricas

Antes de fazer questões de concursos públicos ou exercícios, é necessário ter o domínio das regras gramaticais, por essa razão é essencial dominar primeiramente a parte teórica.

Para dirigir um carro, é necessário primeiramente ter os conceitos de cada parte: volante, freio, marcha... Da mesma forma, você precisará primeiro saber a matéria para depois fazer questões. Senão enfrentará mais dificuldade e até pensará em desistir de estudar português.

3. Fazer resumos sobre a matéria

Os resumos simplificam a forma como o aluno estuda, além disso faz com que ele ganhe mais tempo, já que separou o que realmente é importante. É como se fosse um mapa mental.

Os livros, normalmente, vêm com muita enrolação, levando o aluno a não compreender facilmente a matéria de língua portuguesa.  Então, faça sempre um resumo sobre a matéria estudada e sempre o revise.

4. Fazer questões anteriores

Agora que você já seguiu uma ordem correta, estudou a matéria e fez seu resumo, é a hora de fazer bastantes questões de concursos. Você verá que seu aprendizado será mais sólido e rápido.

Quanto mais questões fizer, mais você fixará o conteúdo estudado. Outro ponto importante é sempre explicar todas as alternativas e, com isso, revisar a teoria estudada.

Também é importante só avançar para outra matéria quando você obtiver pelo menos 80% de acerto, pois, como lhe falei, uma matéria terá relação com outra. Muitos concurseiros fazem poucas questões sobre o tópico estudado e, mesmo sem um aproveitamento proveitoso, já avança para outra matéria.

O ideal é fazer pelo menos 50 questões de provas anteriores sobre a matéria estudada; por exemplo, se você está estudando crase, é essencial que faça no mínio 50 questões de crase para fixar o conteúdo.

5. Revisão semanal

Aprender português demanda dedicação e compromisso com você mesmo. Posso garantir que muitos não têm o hábito de revisar o que estudou semanalmente. Após estudar a teoria, ler os resumos e fazer questões, é hora de fazer uma revisão uma vez por semana. Não se preocupe, essa revisão é até você se sentir seguro. Logo depois já poderá estudar outra matéria.

A revisão fará você relembrar o conteúdo estudado e a não esquecer o que já estudou. Quando sair seu edital, você não precisará ficar "doido", pois já tem melhor preparado. 

Para ajudar você, estou liberando uma palestra totalmente completa que ajudará você no aprendizado da língua portuguesa. Como Estudar Português Corretamente? Essa palestra é bem objetiva e dará a você um norte em seus estudos. Ofereço esse curso só para assinantes do site, mas está liberado a fim de que você conheça um pouco de meu curso de português e o quanto ele poderá mudar sua vida.

 

E-BOOK DE QUESTÕES COMENTADAS

BAIXAR AGORA
Close

50% Complete

Ebook 50 questões de CRASE

Baixe agora o Ebook com Dicas e Macetes do Prof. Leo