Aprenda como Elaborar sua Redação
{ENTRE AGORA NO GRUPO NO WHATSAPP}
LIVROS CURSOS BLOG QUESTÕES CURSOS GRÁTIS ACESSAR

Como Elaborar sua Redação

 

A redação é uma das matérias mais cobradas em concursos públicos e vestibulares, principalmente no ENEM! Por isso, postaremos frequentemente dicas rápidas para você aprender a redigir sua redação de forma mais eficiente.

Vamos entender a diferença entre frase, período e oração para que assim você entenda melhor como elaborar seu texto.

Frase é tudo que apresenta sentido, podendo ter ou não verbo. A frase não se limita a apenas o ponto final, pois em um ponto final pode haver mais de uma frase. Ela pode ser nominal (sem verbo) e verbal (com verbo). No seu texto, não empregue frases nominais, apenas verbais.

Paula estudou ontem. 
Bom dia, meus amigos.
Estudo, trabalho, viajo.

Oração é todo enunciado que apresenta verbo em sua estrutura. Na redação, preze por frases que apresentem verbos, evitem frases nominais.

O garoto estudou português ontem.
A menina falou tudo para você.

Período é o início ao ponto final e ele é constituído de verbo. Dentro dele, pode haver um período simples (um verbo) ou um período composto (dois ou mais verbos). Sempre, ao redigir sua redação, procure empregar períodos compostos, uma vez que o texto fica melhor estruturado.

Período Simples

O garoto não veio ao colégio. O menino estava muito doente. Ele ficou em casa.

Perceba que temos 3 períodos simples e que por não haver período composto, as frases estão sem conexão. Além disso, o texto fica repetitivo e chato de ser lido.

Período Composto

O garoto não veio ao colégio, pois estava muito doente e por isso ficou em casa.

Perceba que agora temos um período bem mais claro e bem articulado. Tudo isso por empregarmos o período composto. Também é notável a presença das conjunções que tornam o texto mais claro. Quanto mais conjunções houver em seu parágrafo, melhor ficará seu texto. 

Note que a presença das conjunções "pois" e "por isso" deixou o texto mais claro e melhor concatenado. As conjunções têm esta função: de amarrar os períodos, deixando-os mais claros e coerentes.

Quanto ao parágrafo, use sempre dois a três períodos, ou seja, dois a três pontos finais; pois o parágrafo não pode ser extenso. Muitos alunos redigem parágrafos com 7 a 9 linhas e só com um ponto final. Imagine o quanto isso pode ser ruim ou até mesmo causar incoerência textual.

A partir de hoje, empregue sempre período composto, use bastantes conjunções e articuladores e, em cada parágrafo, use de dois a três pontos finais. Mas cuidado com o excesso de pontos finais. 

Aprenda mais com nosso curso completo de redação, com vídeos teóricos, exercícios, apostila e suporte para tirar dúvidas diretamente com o Professor Leo. Clique aqui!

Aprenda mais com nosso curso completo e se prepare para quaisquer concursos públicos. Faça parte do nosso curso de português completo para concursos públicos e vestibulares. Aprenda de forma clara e objetiva com a didática do Professor Leo.

E-BOOK DE QUESTÕES COMENTADAS

BAIXAR AGORA
Close

50% Complete

Ebook 50 questões de CRASE

Baixe agora o Ebook com Dicas e Macetes do Prof. Leo