Como Fazer a Voz Passiva Sintética em 3 Passos
{ENTRE AGORA NO GRUPO NO WHATSAPP}
LIVROS CURSOS BLOG QUESTÕES CURSOS GRÁTIS ACESSAR

Como Fazer a Voz Passiva Sintética em 3 Passos?

 

A voz passiva sintética é uma das vozes verbais mais cobradas nas provas de concursos públicos, pois não só envolve a matéria de verbos como também a matéria de concordância verbal e colocação pronominal.

O que é voz passiva sintética?

A voz passiva sintética, como o próprio nome diz, é aquela que é "menor"; para memorizar, grave que toda voz passiva sintética apresenta a partícula apassivadora "se".

Sintética = SE

Vende-se carro.
Falam-se mentiras.

Como fazer a voz passiva sintética?

Basta encontrar o sujeito.
Depois eliminá-lo.
Fazer a devida concordância com o novo sujeito.

O menino vende livro de português. = Voz ativa
Vende-se livro de português.= voz passiva sintética

Perceba que o sujeito "o menino" é retirado da frase; depois é acrescentada a partícula apassivadora "se" e, por último, o verbo concorda com o novo sujeito "livro de português". Nesse caso, não há mais objeto direto, pois este assume a função sintática de sujeito paciente.

Quais os cuidados na voz passiva sintética?

Fazer a devida concordância verbal, pois o objeto direto passa a ser o novo sujeito da oração. Então, não basta apenas acrescentar a partícula apassivadora. Só é possível transformar para a voz sintética se houver objeto direto na voz ativa.

Eles vendem carros. 
Vendem-se carros.

Eles vendem carro.
Vende-se carro.

Note que a concordância é feita com o termo "carros" e "carro", pois eles assumem a função de sujeito na voz passiva. 

Outro cuidado na voz passiva sintética envolve a colocação pronominal, pois devemos nos ater aos casos de próclise (pronome antes do verbo) e mesóclise (pronome no meio do verbo).

Os concurseiros não leram os livros.
Não leram-se os livros.

Nesse caso, a concordância verbal está correta, entretanto a colocação pronominal não, já que o advérbio de negação "não" deve atrair o pronome para antes do verbo.

Não se leram os livros.

Por isso você deve ter muito cuidado, pois muitos concurseiros se esquecem de que a voz passiva sintética envolve a colocação pronominal.

Eles enviarão a ficha para o curso de português.
Enviará-se a ficha para o curso de português.

Como o verbo se encontra no futuro do presente, deve-se empregar a mesóclise, isto é, o pronome oblíquo "se" deve ficar no meio do verbo. Não basta apenas adicionar o "se" após o verbo.

Enviar-se-á a ficha para o curso de português.
Enviar-se-ão as fichas para o curso de português.

Agora você já aprendeu o que é voz passiva sintética e como fazer a transposição. Que tal aprender muito mais com nosso curso completo  de português e com exercícios comentados em vídeos e simulados! Simplifique a forma de aprender português com as dicas e macetes do Professor Leo.

E-BOOK DE QUESTÕES COMENTADAS

BAIXAR AGORA
Close

50% Complete

Ebook 50 questões de CRASE

Baixe agora o Ebook com Dicas e Macetes do Prof. Leo