Como Fazer uma Redação Nota 10?

O que uma redação deve ter?

Ao redigir seu texto, você deve se preocupar em elaborar períodos compostos, pois é por meio deles que a redação fica mais clara. Evite períodos simples ao elaborar seus períodos, já que eles ficam curtos e sem conexão. O ideal é que, em cada parágrafo, haja pelo menos dois períodos (Início ao ponto final), e esses períodos devem ser compostos por mais de uma oração.

Por que o período composto?

Quando se emprega período composto, na hora de redigir o texto, é notável que ele fica bem mais claro. Além disso, as informações estão interligadas, deixando a leitura menos cansativa. Ao preferir os períodos compostos, você começa a empregar as conjunções e os conectores, procurando amarrar melhor as informações do texto.

O que são conjunções e articuladores?

As conjunções são palavras que ligam duas orações, podendo ser conjunções coordenadas e adverbiais. Elas são essenciais no decorrer do texto e ainda fazem a concatenização das informações. Os conectores podem ser preposições ou expressões compostas de 2 a 3 palavras, tais como: além disso, por outro lado, ainda que, mesmo, não só...como também, diante disso...

Quantas conjunções devo empregar na redação?

O ideal é empregar pelo menos duas a três conjunções por parágrafo, e você não deve repeti-las, mesmo que seja em outro parágrafo. Por isso é bom estudar todos os conectivos e seus sinônimos.

I. O trabalhador caiu de um andaime e morreu.
II. O trabalhador não estava registrado.
III. Sua família não receberá qualquer auxílio.

Vamos unir esses três períodos em um único período composto; você perceberá que as informações ficarão mais claras. Note que o período composto ainda ajuda na concisão textual, evitando termos repetitivos.

Exemplo 1

O trabalhador que caiu de um andaime e morreu não estava registrado, diante disso sua família não receberá qualquer auxílio.

Exemplo 2

O trabalhador caiu de um andaime e morreu, por não se encontrar registrado, sua família não receberá qualquer auxílio.

Exemplo 3

O trabalhador o qual caiu de um andaime e morreu não se encontrava registrado, por conseguinte sua família não receberá qualquer auxílio.

Exemplo 4

O trabalhador caiu de um andaime e morreu, ele também não estava registrado, portanto a família dele não receberá qualquer auxílio.

Perceba que não há gabarito, há várias formas de interligar esses períodos. Note que o último período é a conclusão, logo deve ser empregada uma conjunção conclusiva; o segundo período é uma causa, ou seja, aquilo que levou a família a não receber o auxílio.

Antes de redigir a redação, é necessário entender o sentido entres os períodos, a fim de que não seja empregada conjunção errada. Esse tipo de exercício é muito importante para quem quer dominar a arte de escrever bem.

Em nosso curso completo de redação, há vários exercícios como esses e ainda você conta com suporte direto com o Professor Leo para tirar suas dúvidas.

TENHA ACESSO AO CONTEÚDO EXCLUSIVO

QUERO APRENDER MAIS
Close

50% Complete