Voz Passiva Sintética - Superdica de Português

Como Transformar Qualquer Frase para Voz Passiva Sintética

 

A voz passiva é muito cobrada nas provas de concursos públicos e vestibulares, por isso falarei sobre como transformar uma frase na voz ativa para a passiva sintética de forma bem objetiva. Simplifique a forma de aprender português, redação e interpretação de texto com quem sabe ensinar sem enrolação.

O que é voz passiva sintética?

A voz passiva sintética é a menor voz passiva, pois existe a voz passiva analítica que é a maior e a sintética. Esta tem como característica a presença da partícula apassivadora "se", com isso fica bem mais fácil.

Quando transformar para a voz passiva sintética?

Só é possível transpor uma frase na voz ativa para a passiva sintética se houver objeto direto, pois este virá o sujeito na voz passiva. Portanto, é necessário que o verbo seja transitivo direto, isto é, apresente como complemento do verbo um termo sem preposição.

O aluno comprou o pão.
Eles vendem muitos carros.

Note que ocorre o objeto direto nas duas frases: "o pão" e "muitos carros". Se o verbo for intransitivo ou apresentar apenas objeto indireto, em regra, não haverá como fazer a voz passiva sintética.

Como transformar para a voz passiva sintética?

1. Encontre o sujeito da frase e retire-o.
2. Acrescente o pronome "se".
3. Faça a devida concordância com o novo sujeito.

O aluno comprou o pão.
Comprou-se o pão.

O termo "o pão" vira o novo sujeito da frase; não se pode considerá-lo objeto direto. Nesse caso, o "se" passa a ser uma partícula apassivadora.

Eles vendem muitos carros.
Vendem-se muitos carros.

Cuidados na voz passiva sintética

Se houver palavra atrativa, dever-se-á empregar a próclise (pronome antes do verbo); isso ocorre com frequência com os advérbios de negação e com os pronomes:

Eles não vendem carros.
Não se vendem carros.

Note que a partícula apassivadora, ficou antes do verbo, uma vez que ocorre a presença da advérbio de negação.

Eles venderão carros.
Vender-se-ão carros.

Agora, o pronome ficou no meio do verbo, pois o verbo se encontra no futuro do presente, por isso se empregou a mesóclise.

Aprenda muito mais com nossas aulas completas! O curso de português online vem com aulas, simulados, questões em vídeo e materiais para você baixar. Prepara-se o quanto antes para os concursos públicos.

PORTUGUÊS TOTAL POR 1 ANO  + GRAMÁTICA SIMPLIFICADA

APENAS 12X48.62
Close

50% Complete

Ebook 50 questões de CRASE

Baixe agora o Ebook com Dicas e Macetes do Prof. Leo