Como usar Bastante e Bastantes?
Os termos “bastante” e “bastantes” causam muitas dúvidas, por essa razão é que hoje falarei sobre eles, a fim de que você saiba como usar bastante e bastantes com total segurança. Você aprenderá sobre a função de cada um e várias dicas que certamente ajudarão você em seus estudos.
BASTANTE = MUITO (ADVÉRBIO)
Ele será um advérbio de intensidade quando for substituído por “muito”; você perceberá que ele ficará perto de um verbo, de adjetivo ou de um outro advérbio. A função dele é de intensificar essas classes de palavras.
1. Paula é uma mulher bastante bonita. = muito bonita
2. A garota saiu bastante nervosa da sala. = muito nervosa
Perceba que o termo pode ser substituído por “muito” e está intensificando os adjetivos “bonita e nervosa”, fazendo papel de advérbio de intensidade. Vamos agora mostrar quando ele modifica o verbo:
1. Paula falou bastante ontem. = falou muito
2. Ele pensa bastante antes de falar. = pensa muito
Nesse caso, a função é intensificar o verbo: O quanto ela fala e o quanto ela pensa. Vejamos agora o “bastante”, modificando o advérbio.
1. As meninas moram bastante longe. = muito longe
2. Não ande bastante rápido. = muito rápido
Veja que a intenção foi de intensificar os advérbios “longe e rápido”. Agora aprenderemos sobre o pronome indefinido “bastantes”. Para ajudar a memorizar a que classe gramatical ele acompanhará, lembre-se desta dica mnemônica “AVA“:
Adjetivo
Verbo
Advérbio
Lembre-se também de que não será possível fazer contagem quando empregar “bastante”; já o termo “bastantes” sempre é possível.
BASTANTES = MUITOS (PRONOME INDEFINIDO ADJETIVO)
Ele tem a função de quantificar o substantivo, você perceberá que ele sempre acompanhará o substantivo; podendo ficar antes, após ou afastado dele.
1. Bastantes homens vieram à festa. = muitos homens
2. Homens bastantes vieram à festa. = muitos homens
3. Alegrias, eu tenho bastantes na vida. = muitas alegrias
Muito cuidado, pois o termo "bastante = muito" também será pronome indefinido, desde que acompanhe um substantivo:
1. Tenho bastante moeda no bolso. = muita moeda
2. Li ontem bastante página do livro. = muita página
Percebeu como ele pode aparecer nas frases? Para ajudar ainda mais, ele terá a função de pronome indefinido. Assista à nossa explicação em vídeo para aprender muito mais. Peço que compartilhe para seus amigos, é bem simples: basta escolher a rede social e enviar para eles.
Resumo:
Bastantes = muito - jamais acompanha o substantivo.
Bastantes = muitos - acompanha o substantivo.
O Português Total é composto de curso de gramática, interpretação, redação e questões comentadas. Você terá acesso a simulados e a materiais em pdf para baixar e suporte direto com o Professor Leo. Acesso por 1 ano aos cursos!
50% Complete