Concordância Verbal - Questão de Concursos Comentada

Concordância Verbal - Questão de Concursos Comentada

Vamos aprender concordância verbal por meio dos comentários feitos pelo Professor Leo. Entenda várias regras de forma simples e objetiva para não errar mais nas provas de concursos.

a) Veio à festa a garota e os meninos.

Quando o verbo vier antes de sujeito composto, o verbo poderá concordar com o termo mais próximo ou concordar com os dois sujeitos.

Veio à festa a garota e os meninos.
Vieram à festa a garota e os meninos.

b) Mais de um aluno passou no exame.

A expressão "mais de um" pode deixar o verbo no singular ou no plural. Ficará no plural quando apresentar ideia de reciprocidade (troca de ações). Analise sempre o verbo, caso ele indique ser necessária outra pessoa, o verbo ficará só no plural.

Mais de um aluno cumprimentaram-se na festa.

Note que o verbo "cumprimentar" requer a participação de outra pessoa, por isso denota reciprocidade; logo o verbo deve ficar apenas no plural.

Não concorde com a ideia de que "mais de um" são dois, deve-se concordar com o número "um"; exceto se houver essa reciprocidade.

c) A maioria dos que vêm são professores.

A expressão "a maioria dos" pode deixar o verbo tanto no singular quanto no plural: no singular concordará com a expressão "a maioria"; no plural concordará com o "os", o qual equivale a "aqueles".

A maioria daqueles que vem são professores.
A maioria daqueles que vêm são professores.

d) O professor de física e química chegou.

Sempre ache o verbo e questione-o. Quem chegou? No caso, teremos como resposta: "o professor". O termo "de física e química" está determinando o substantivo "professor".

O professor de física e o professor de química chegaram.

Conseguiu entender a diferença entre as duas frases? Na primeira temos apenas um núcleo; já na segunda há dois núcleos.

e) Há de existir na escola garotas bonitas.

Não confunda as locução verbais formadas pelo verbo impessoal "haver", o qual contamina o verbo anterior; ficando sempre no singular, além disso, nesse caso, teremos oração sem sujeito:

há de haver
pode haver
vai haver
deve haver

Caso haja o verbo "existir", o primeiro verbo deve ser flexionado conforme o sujeito da frase, pois, nesse caso, ocorre sujeito.

de existir aluno.
Hão de existir alunos.

Agora, você já aprendeu muitas dicas e regras de concordância verbal. Aprenda muito mais com nosso curso de português completo e se prepare para quaisquer concursos públicos.

GABARITO: E

PORTUGUÊS TOTAL POR 1 ANO  + GRAMÁTICA SIMPLIFICADA

APENAS 12X48.62
Close

50% Complete

Ebook 50 questões de CRASE

Baixe agora o Ebook com Dicas e Macetes do Prof. Leo