Sentar na mesa, Sentar a mesa ou Sentar-se à mesa?

Sentar a mesa ou Sentar na mesa? Aprenda agora!

 

Hoje falarei sobre uma frase muito comum: Sentar na mesa. Muitas pessoas comentem erro quando empregam tal frase; não se preocupe, que hoje você entenderá a verdade.

Sentar na mesa.

A preposição "em" indica nesse contexto "em cima" ou "sobre algo"; por isso, quando falamos sentar na mesa, queremos dizer que devemos sentar sobre ela, não sendo educado, uma vez que sobre a mesa ficam os alimentos; mas é possível sim alguém sentar na mesa, todavia o sentido é diferente do que muitas vezes pretendemos dizer.

O termo "na mesa" exerce a função de adjunto adverbial; logo o verbo é apenas um verbo intransitivo.

Sentar a mesa.

Nesse caso, o termo "a mesa" indica um objeto direto, apresentando o sentido de "fixar algo"; pense no pedreiro, o qual tem a função de sentar os tijolos. O verbo seria nesse contexto transitivo direto.

Sentar-se à mesa.

O correto seria empregar tal verbo com o auxílio de pronomes oblíquos: se, te, me, nos, vos"; pois seria um verbo pronominal. 

Eu me sento à mesa.
Ele se senta à mesa.
Nós nos sentamos à mesa.

Lembre-se também de que haverá o acento grave, pois "à mesa" é uma locução adverbial feminina.

Agora você já sabe que as três formas são corretas, todavia o sentido é totalmente diferente. Tudo dependerá do que você quer fazer! Aprenda muito mais com nosso curso completo de língua portuguesa.

 

QUERO APRENDER MAIS, POIS PRECISO SER APROVADO NO CONCURSO:

QUERO MUDAR MINHA VIDA
Close

50% Complete

Ebook 50 questões de CRASE

Baixe agora o Ebook com Dicas e Macetes do Prof. Leo