Derivação Prefixal e Sufixal e Derivação Parassintética
{ENTRE AGORA NO GRUPO NO WHATSAPP}
LIVROS CURSOS BLOG QUESTÕES CURSOS GRÁTIS ACESSAR

Derivação Prefixal e Sufixal e Derivação Parassintética

 

A formação de palavras é uma matéria bem cobrada nas provas de concursos públicos, por isso falarei sobre a diferença entre a derivação prefixal e sufixal e derivação parassintética.

O que é derivação?

A derivação ocorre sempre quando uma palavra derivada vem de apenas um radical (palavra primitiva), já a composição é quando a palavra derivada vem de dois radicais. Para saber se uma palavra derivada é uma derivação ou composição, é necessário reduzi-la.

livrinho = livro
alegremente = alegre
entardecer = tarde

Nesses casos, note que as palavras derivadas vieram de um substantivo (um radical); a isso damos o nome de derivação que pode apresentar prefixo ou sufixo.

gasômetro = gás + metro
passatempo = passa + tempo

É possível notar a presença de dois radicais diferentes na formação da palavra derivada. É necessário a presença de pelo menos dois termos para formar um terceiro.

O que é derivação prefixal e sufixal?

É quando ocorre, ao mesmo tempo, a presença de prefixo (antes) e sufixo (depois) em uma palavra. Quando se retira o prefixo, a palavra continua a existir:

infelizmente = in + feliz + mente = felizmente
desigualdade = des + igual + dade = igualdade

O segredo está em eliminar o prefixo da palavra; se o restante vier a existir no vocabulário brasileiro, haverá uma derivação prefixal e sufixal.

O que é derivação parassintética?

É quando ocorre ao mesmo tempo a presença de prefixo (antes) e sufixo (depois) em uma palavra. Quando se retira o prefixo, a palavra deixa de existir:

entardecer = en + tarde +  cer = tardecer
ensolarado = en + sol + arado = solarado

Note que a palavra perde a existência quando se retirar o prefixo.

Qual a diferença então?

Derivação prefixal e sufixal continua a existir se retirar o prefixo, enquanto a derivação parassintética deixa de existir se o prefixo for retirado. Sempre foque na retirada do prefixo para fazer tal diferença.

Agora você já conseguirá diferenciar esses termos de forma bem clara e objetiva; basta agora colocar em prática o que aprendeu por meio de questões de provas anteriores. Em nossa plataforma, você poderá desfrutar de centenas de questões separadas por assunto. 

E-BOOK DE QUESTÕES COMENTADAS

BAIXAR AGORA
Close

50% Complete

Ebook 50 questões de CRASE

Baixe agora o Ebook com Dicas e Macetes do Prof. Leo