Dica de Como Encontrar Sujeito nas Frases

Dica de Como Encontrar Sujeito nas Frases

 

A análise sintática é muito importante nas provas de concursos públicos, pois é um dos temas mais exigidos, pois envolve muitas outras matérias, tais como crase, regência, pontuação, concordância...

Hoje, falarei como encontrar o sujeito nas frases de forma bem simples e objetiva para que você não erre mais nos concursos públicos.

Sempre identifique o verbo primeiro

O verbo é a base para encontrarmos o sujeito; então, primeiramente você deve encontrar o verbo no período; depois disso, você deverá questionar o verbo:

Quem + verbo?
O que + verbo?

Ontem à noite chegaram às escolas dois jovens novos.

Quem chegou? Resposta: dois jovens novos

Vende-se nesta loja muita bicicleta.

Vende-se o quê? Resposta: bicicleta

Perceba que fica bem mais fácil; não tente encontrar o sujeito apenas pela lógica da frase, já que, às vezes, isso poderá levar você ao erro.

Foque sempre no núcleo do sujeito

O núcleo é sempre uma palavra de valor "substantivo"; qualquer palavra pode exercer a função de um substantivo, isso dependerá do contexto. Pode ser um verbo, um pronome, um adjetivo... 

O professor de química e de português chegou atrasado.

Note que muitos alunos pensariam que essa frase está errada; pois acreditam que o verbo deveria ficar no plural, porém isso não é verdade: note que o verbo "chegou" tem como sujeito o termo "o professor de química e de português".  

O núcleo é sempre uma palavra; nesse caso o termo "professor" é o núcleo do sujeito; por isso o verbo se encontra no singular.

O professor de química e de português chegou atrasado.

 O sujeito não pode, em regra, vir preposicionado

O que é termo preposicionado? É quando o substantivo está seguido de preposição: de, para, com, em, à, ao, sobre... Então, se um termo está preposicionado, ele não desempenhará a função de sujeito.

Às mulheres disseram tudo aqueles homens.

Talvez você esteja pensando que o sujeito seja "às mulheres"; mas não! Como falei, o núcleo do sujeito não vem preposicionado; note que ocorre a crase antes da palavra "mulheres", isso indica que tal termo está preposicionado.

Quem disse? Resposta: Aqueles homens.

Note que a frase está invertida, isso é típico de pegadinhas de concursos públicos; sempre coloque na ordem direta a frase, pois será mais fácil encontrar o sujeito.

Aqueles homens disseram tudo às mulheres.

Perceba que para identificar o sujeito seria mais fácil. Vamos à outra frase, muito conhecida.

Ouviram do Ipiranga as margens plácidas de um povo heróico o brado retumbante...

Não pode ser sujeito: de um povo heróico, do Ipiranga. Esses termos vêm preposicionados; o termo "o brado retumbante" também não pode ser sujeito, dado que o verbo se encontra no plural e o termo está no singular, não havendo concordância entre os termos.

Talvez você esteja pensado que o sujeito é indeterminado "eles"; mas muito cuidado, pois você só pode colocar o pronome reto "eles" quando não houver mais nenhum termo para ser sujeito na frase.

Quem ouviu? Resposta: As margens plácidas do Ipiranga

Agora basta colocar a frase na ordem direta e perceber que ficará bem mais fácil identificar o sujeito.

As margens plácidas do Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heroico.

Agora, você já saber identificar qualquer sujeito nas frases; basta colocar em prática o que aprendeu com essas dicas. Aproveite e faça parte do nosso curso completo e aprenda muito mais.

QUERO APRENDER MAIS, POIS PRECISO SER APROVADO NO CONCURSO:

QUERO MUDAR MINHA VIDA
Close

50% Complete

Ebook 50 questões de CRASE

Baixe agora o Ebook com Dicas e Macetes do Prof. Leo