O Que é Progressão Temática e a Importância Dela na Redação
{ENTRE AGORA NO GRUPO NO WHATSAPP}
LIVROS CURSOS BLOG QUESTÕES CURSOS GRÁTIS ACESSAR

O Que é Progressão Temática e a Importância Dela na Redação

 

A progressão temática é muito importante na hora de redigir a redação, pois é por meio dela que o texto fica claro e bem conectado. O que é progressão temática? É apresentar novas informações ao longo de cada parágrafo, não se prendendo a apenas uma ideia. 

Progressão por meio de conectivos

Os conectivos são essenciais para que a progressão textual ocorra, pois eles contribuem para que novas ideias sejam adicionadas ao longo dos períodos e também dos parágrafos. Por essa razão, é necessário o domínio das conjunções e articuladores:

além de
mas também
bem como
por outro lado
todavia
não só
nem....

O governo não só reduziu os impostos como também aumentou o investimento na área tecnológica, contribuindo ainda mais para o crescimento econômico. Isso certamente dará mais condições de o país criar muitas ofertas de emprego.

Por outro lado, muitos economistas não concordam com tal ação, pois alegam que a redução de impostos pode comprometer o investimento em outras áreas e pode ainda aumentar a dívida do país.

Perceba que essas expressões ajudam o texto a ter mais vida, fica mais bem articulado, além de deixar o texto mais gostoso de ser lido. Nota-se também que o texto fica mais coerente. 

Progressão por meio de novas informações

Cada parágrafo deve ter uma ideia central; mas ao mudar de parágrafo você deve se preocupar em apresentar novas informações no decorrer do texto. Muitos alunos tendem a falar de uma mesma ideia em todos os parágrafos.

A fome não é só um problema do Brasil, mas também de vários outros países, já que hoje há mais de 700 milhões de pessoas que passam fome em todo o planeta. Esse número é bem alto e preocupante; sendo um total de quase 10% da população mundial.

Várias doenças causadas hoje têm como consequência a fome; pois ela leva à desnutrição e, por causa disso, doenças, tais como: raquitismo, anemia e deficiência no sistema nervoso. Como o corpo carece de vitaminas, ele fica com baixa imunidade.

Além de a morte ser causada por dezenas de fatores (guerras, acidentes), morrem todo ano milhares de pessoas em decorrência da fome. Essa mortalidade ocorre principalmente entre bebês e crianças...

Perceba que o texto acima mostra vários subtemas que estão relacionados à fome; é isso que você deve fazer ao redigir sua redação. Traga novas informações a cada parágrafo e também empregue os conectivos para contribuir com isso. 

Uma superdica é sempre envolver outras áreas na hora do elaborar o texto: matemática, biologia, sociologia, geografia, história...Por isso é importante estar bem informado sobre os assuntos relevantes.

Agora você já tem uma ótima noção para redigir excelentes redações e apresentar um texto com boa progressão temática. Aprenda mais com nosso curso de redação completo ao assinar o português total.

E-BOOK DE QUESTÕES COMENTADAS

BAIXAR AGORA
Close

50% Complete

Ebook 50 questões de CRASE

Baixe agora o Ebook com Dicas e Macetes do Prof. Leo