O que é vocativo e como identificá-lo?

 

O vocativo é um termo que faz parte da análise sintática, isto é, da sintaxe. Ele é muito cobrado nas provas de concursos de públicos e vestibulares; por isso falarei várias dicas sobre ele a fim de facilitar seus estudos.

O que é vocativo?

É um termo usado para se dirigir a alguém em uma conversa ou cumprimento. Ele vem sempre separado por vírgula.

Paula, como vai seu pai?

Maria, eu te amo muito.

Perceba que, normalmente, é um nome próprio, o que torna ainda mais fácil identificar o vocativo nas frases. É possível também ser uma palavra substantiva, desde que esse termo tenha a finalidade de "chamar" a atenção.

Meninos, preciso que fiquem quietos.

Turma, hoje não darei aula de português.

Note que você está começando a entender o que é vocativo de forma bem simples e objetiva, MAS ainda não acabou.

Qual sinal de pontuação o vocativo tem?

Em regra, o vocativo é seguido da vírgula, tornando ainda mais fácil a compreensão e a identificação do termo. A vírgula tem a função de dar ênfase, isolando-o. Por essa razão, ele é chamado de termo acessório da oração.

Meninos, façam o curso do Professor Leo.

Concurseiro, o português é essencial em seus estudos.

Onde pode vir o vocativo?

O vocativo pode assumir qualquer posição na frase, para ficar mais fácil, grave: FIM! É uma forma mnemônica de gravar: final, início e final da frase.

Deus, ajude esse concurseiro.

Ajude, Deus, esse concurseiro.

Ajude esse concurseiro, Deus.

Como sei a diferença entre o sujeito e vocativo?

Realmente, muitos que estudam para concursos têm essa dúvida, TODAVIA ela é bem simples. Veja por meio desta simples dica:

Vocativo = com vírgula
Sujeito = sem vírgula

Paula, morreu.

Paula morreu.

Na primeira oração, estou falando com a Paula que alguém morreu, logo esse termo desempenha a função de vocativo; já, no segundo caso, quem morreu foi a Paula, tal termo exerce a função de sujeito. Viu como a pontuação nesse caso é importante para transmitirmos a mensagem com clareza? 

Gostou da dica? Espero que sim! Aproveite e faça parte do nosso curso de português completo para concursos públicos e vestibulares. Aprenda de forma clara e objetiva com a didática do Professor Leo.

TENHA ACESSO AO CONTEÚDO EXCLUSIVO

QUERO APRENDER MAIS
Close

50% Complete