Questão Comentada de Sintaxe - Identificando o Sujeito

Questão Comentada de Sintaxe - Identificando o Sujeito

Vamos aprender mais com os comentários do Professor Leo? Basta ler com calma e se tiver dúvidas, conte comigo pelo whatsApp.

Marque a alternativa em que o termo destacado não é sujeito.

a) Há de existir aluno nesta sala.

Para encontrar o sujeito, basta questionar o verbo: o que existe? Na resposta teremos o termo "aluno"; logo o sujeito foi destacado corretamente.

Não confunda com a locução verbal "há de haver" que não apresenta sujeito, por indicar a presença de um verbo impessoal, isto é, sem sujeito. Colocando na ordem direta, teremos: Aluno há de existir nesta sala.

b) Deixe-o falar a verdade.

Os pronomes oblíquos "o, a, me, nos..." poderão ser sujeito; desde que fiquem entre dois verbos: verbo conjugado + verbo no infinitivo. Tais pronomes serão complemento do primeiro verbo e serão sujeito do segundo verbo.

Deixo-o falar a verdade. = Deixo ele falar a verdade.

Note que o pronome oblíquo "o" equivale ao pronome reto "ele"; do verbo "deixar", o pronome é objeto direto; mas do verbo "falar" ele é o sujeito.

É notável também a presença de período composto, nesse caso ocorre uma oração reduzida. Vamos desenvolvê-la:

Deixe que ele fale a verdade.

Fica mais fácil identificar o sujeito quando desenvolvemos o período.

c) Sabe-se que ele é bom.

Quando houver (verbo + se + QUE), teremos um sujeito oracional. Nesse caso, a oração "que ele é bom" será o sujeito da primeira oração "sabe". Uma dica legal é trocar a conjunção "que" por "isso".

Sabe-se ISSO. = Isso é sabido.

d) Conheci as mulheres que vieram.

Quando houver o pronome relativo, ele será sujeito da oração posterior; note que o pronome "que" retoma  o termo "mulheres". Nesse caso, há um período composto formado por uma oração adjetiva restritiva.

Conheci as mulheres / As mulheres vieram.

Fica fácil perceber que o sujeito do verbo "vieram" seria o termo "mulheres", como o pronome "que" substitui esse termo, ele desempenhará a função sintática de sujeito. Portanto, o sujeito do verbo "vieram" seria o pronome "QUE".

e) Tudo cura o tempo.

Nesse caso, é questão de semântica (sentido); note que "o tempo" cura "tudo"; não "tudo" cura "o tempo". Nem sempre o sujeito vem antes do verbo, ele pode vir após o verbo.

Quem cura? A resposta é simples: o tempo.

Certamente, você aprendeu muito com o meu comentário; aprenda muito mais no curso completo e se prepare de forma objetiva para quaisquer concursos públicos no Brasil.

GABARITO: D

QUERO APRENDER MAIS, POIS PRECISO SER APROVADO NO CONCURSO:

QUERO MUDAR MINHA VIDA
Close

50% Complete

Ebook 50 questões de CRASE

Baixe agora o Ebook com Dicas e Macetes do Prof. Leo