Questão Comentada de Sintaxe sobre Aposto
OFERTA LIMITADA: ASSINE O PLANO DIAMANTE E LEVE JUNTO [GRAMÁTICA SIMPLIFICADA]

Questão Comentada de Sintaxe sobre Aposto

Há vários tipos de aposto, falarei sobre os mais comuns para ajudar você em seus estudos. Primeiramente, vamos ao conceito de aposto:

O aposto é todo termo que explica, resumo ou especifica algum substantivo; normalmente, ele vem separado por pontuação (vírgula, dois pontos, travessões), mas pode também vir sem pontuação.

a) A praia de Copacabana é muito linda.

O termo "de Copacabana" tem a função de especificar o substantivo "praia", nesse caso, tal termo desempenha a função de aposto especificativo. Isso sempre ocorre quando um nome próprio especifica o substantivo.

Substantivo + nome próprio (rua Goiás)
Substantivo + de + nome próprio (cidade do Rio de Janeiro)

b) Conheci o professor Leo: jovem profissional.

O termo "jovem profissional" explica o substantivo "professor Leo"; nesse caso, ocorre o aposto explicativo, o qual vem separado por pontuação. Seria possível também empregar o travessão ou a vírgula.

c) Dinheiro, fama, mulheres, nada me agrada.

Quando houver uma enumeração de termos e logo depois vierem os pronomes indefinidos: tudo, nada ou ninguém, teremos o aposto resumitivo cujo papel é resumir o que fora dito na frase.

d) O Portuguesplay - site do professor Leo - é muito bom.

O "site do professor Leo" explica o substantivo anterior; nesse caso, há também um aposto explicativo. Todo termo cuja função seja explicar o substantivo e venha separado por travessões ou vírgula será um aposto.

e) O bolo, que estava na mesa, sumiu.

Muito cuidado! Embora o termo "que estava na mesa" tenha a função de explicar o substantivo "bolo", ele não desempenha a função de aposto; mas de oração adjetiva explicativa.

No aposto não há verbo (oração), exceto na oração apositiva que indica período composto: Tenho um grande sonho: que ele volte para casa.

Lembre-se também de que nessa frase há um pronome relativo, por isso ocorre a oração adjetiva explicativa, já que ela vem separada por vírgulas.

Espero que tenha aprendido mais sobre a língua portuguesa e sobre os tipos de aposto. Aprenda ainda mais com o curso de português completo em nosso site: apostilas, simulados, vídeos e muitas dicas.

GABARITO: E

PORTUGUÊS TOTAL POR 1 ANO + GRAMÁTICA SIMPLIFICADA

APENAS 12X48.62
Close

50% Complete

Ebook 50 questões de CRASE

Baixe agora o Ebook com Dicas e Macetes do Prof. Leo