Questão Comentadas Sobre Sintaxe

Hoje aprenderemos um pouco sobre sintaxe para você entender melhor essa matéria, pois é uma das mais cobradas nos cursos públicos e vestibulares. 

Quanto ao verbo da frase: "O Homem estava em casa.", pode-se afirmar que:

a) Há objeto indireto

Só ocorre objeto indireto com verbos transitivos indiretos; o objeto indireto é um termo seguido de preposição: a, ao, de, com, em, para, sobre...

Preciso do curso do Professor Leo.
Necessito de ajuda na língua portuguesa.

Mas nem sempre que houver preposição ao lado do verbo quer dizer que ocorre objeto indireto, a preposição pode se encontrar ao lado de um verbo intransitivo:

Saiu de casa para estudar português.
Chegaram ao curso de português atrasados.

Embora "de casa" e "ao curso" estejam com preposição e ao lado do verbo, eles não são objetos indiretos, pois os verbos são intransitivos. Logo, eles são meramente adjuntos adverbiais de lugar.

b) Ocorre verbo de ligação.

O verbo de ligação pode ser: ficar, estar, ser, andar, parecer, continuar, virar... Mas você precisa entender duas dicas:

  1. Nunca apresenta ação.
  2. Devem sempre apresentar "predicativo do sujeito". 

Note que, na frase, não há predicativo do sujeito (qualidade - atributo); portanto, o verbo "ficar", nesse contexto, não é verbo de ligação, apenas um verbo intransitivo. Os verbos "ficar, estar, ser, andar, parecer, continuar, virar", quando não forem de ligação, normalmente, serão verbos intransitivos.

c) O verbo é transitivo indireto.

Como não há objeto indireto, o verbo não pode ser transitivo indireto; o verbo na frase assume função de verbo intransitivo. (Comentário na letra "b" explica isso.)

d) O verbo é intransitivo.

O verbo "ficar", embora a maioria dos concurseiros e estudantes o considerem como verbo de ligação, pode também ser verbo intransitivo. Isso ocorrerá quando ele não for de ligação.

Lembre-se de que o verbo de ligação precisa ter "predicativo do sujeito" e "não poderá ter ideia de ação". 

Em regra, o verbo "ficar", quando não for de ligação, será verbo intransitivo; o termo "em casa" desempenha a função de adjunto adverbial de lugar.

Ela ficou muito feliz. = verbo de ligação 
Ela ficou em casa. = verbo intransitivo

Conseguiu compreender a diferença? Espero que sim! Aprenda ainda mais com o curso de português em que você terá tudo suporte direto com o Professor Leo. É um dos melhores cursos de gramática do mercado, dado que vem com livro impresso, questões comentadas em vídeo, aulas em vídeo, simulados online e separados por assunto, seção com dicas e macetes de português. Está esperando o quê? Clique aqui e se inscreva ainda hoje.

GABARITO: D

TENHA ACESSO AO CONTEÚDO EXCLUSIVO

QUERO APRENDER MAIS
Close

50% Complete