Questão de crase da banca Cesgranrio
OFERTA LIMITADA: ASSINE O PLANO DIAMANTE E LEVE JUNTO [GRAMÁTICA SIMPLIFICADA]

Questão de Crase da Banca Cesgranrio

 

A crase é uma das matérias mais cobradas nas provas da banca Cesgranrio; você deve sempre estudar esse assunto, pois, em 85% das provas, a matéria de crase foi cobrada pela banca. Vamos ao comentário dessa questão para ajudar ainda mais você em seus estudos:

A / B / C) Não se deve empregar crase antes de palavras no plural, pois o "a" é meramente uma preposição. Para que haja crase, é necessário que ocorra a fusão de preposição mais artigo definido feminino. Sempre que o "a" vier antes de palavras no plural, ele é apenas uma preposição, por essa razão não há crase.

D) Antes de verbo, principalmente os que estiverem no infinitivo, ou seja, os que terminarem em "r", não haverá a crase; logo, ocorre apenas a preposição. Lembre-se de que o artigo deve acompanhar palavras femininas, se o termo posterior não for um substantivo feminino, não haverá crase.

E) Estamos diante de uma regência nominal, isto é: o adjetivo "atentas" pede a preposição "a". Como ocorre a presença do artigo feminino "a" antes do substantivo feminino "fatura", fica clara a fusão de preposição mais artigo.

Dica de estudo:

Troque a palavra feminina por outra masculina; caso seja possível a troca por "ao", é sinal de que haverá crase.

Ficar atentas à fatura.
Fica atentas ao problema.

Perceba que a troca é possível! Lembre-se também de que pode substituir por qualquer masculino. 

Aprenda muito mais com nosso curso completo para a banca Cesgranrio! O curso vem com várias questões comentadas de provas de concursos; curso completo de gramática para você estudar conforme seu edital; coletânea de provas anteriores da banca de nível médio e superior e apostilas para você baixar. Ainda conta com suporte pelo WhatsApp do Professor Leo durante a assinatura. 

PORTUGUÊS TOTAL POR 1 ANO + GRAMÁTICA SIMPLIFICADA

APENAS 12X48.62
Close

50% Complete

Ebook 50 questões de CRASE

Baixe agora o Ebook com Dicas e Macetes do Prof. Leo