Questões Comentadas de Português Sobre Análise Sintática
{ENTRE AGORA NO GRUPO NO WHATSAPP}
LIVROS CURSOS BLOG QUESTÕES CURSOS GRÁTIS ACESSAR

Questão de Português Comentada - Tipos de Sujeito

Para encontrar o sujeito nas frases, basta achar o verbo e questioná-lo: Quem + verbo? Essa pergunta só não serve para o sujeito inexistente (oração sem sujeito).

O sujeito foi classificado corretamente em:

a) Eles falaram tudo para mim.

Quem falou? Resposta (eles).
Note que o sujeito apareceu na frase, nesse caso não poderá ser indeterminado, dado que esse tipo de sujeito não pode aparecer na frase. 

Ocorre o sujeito simples, sendo indicado pelo pronome reto "eles". Para que ocorra o sujeito indeterminado, o verbo deve estar no plural, e o pronome reto "eles" deve se esconder no verbo. 

b) Alguém falou dele ontem.

Quem falou? Resposta (alguém)

Ocorre o sujeito simples, sendo indicado por apenas um núcleo (alguém). O sujeito indeterminado ocorrerá em dois casos:

Eles = escondido no verbo
Se = quando for índice de indeterminação

c) Havia sempre entendido tudo.

Quem havia entendido? Resposta (ele)

Nem sempre o verbo "haver" indica sujeito inexistente; isso só ocorrerá quando o verbo tiver sentido de "existir", o que não ocorre na frase acima.

Haver + verbo no particípio = sujeito

No caso, ocorre sujeito oculto, pois o pronome reto (ele) se esconde no verbo, podendo ocorrer também com os pronomes (eu-tu-nós-vós). 

d) Comprou-se a casa e a moto. 

O que se comprou? Resposta (casa e moto)

Nesse caso, há dois sujeitos, ocorrendo o sujeito composto; o verbo está no singular para concordar com o termo mais próximo. Sempre que o verbo vier antes de dois sujeitos, é possível que o verbo concorde apenas com o termo mais próximo.

Note que existe a partícula apassivadora (se), ocorrendo voz passiva sintética; podemos, portanto, transformar a frase: A casa e a moto foram compradas.

e) Precisou-se a hora do aula.

O que se precisou? Resposta (a hora)

Ocorre sujeito simples, sendo exercido pelo núcleo "hora". O pronome "se" exerce a função de partícula apassivadora, indicando voz passiva sintética.

O verbo "precisar" está no sentido de "determinar, ser exato".  Seria sujeito indeterminado se pedisse objeto indireto: Precisa-se de ajudantes.

Agora você já aprendeu várias dicas com esses comentários feitos pelo Professor Leo. Certamente, eles ajudarão muito você em seus estudos. Compartilhe para seus amigos.

GABARITO: D

E-BOOK DE QUESTÕES COMENTADAS

BAIXAR AGORA
Close

50% Complete

Ebook 50 questões de CRASE

Baixe agora o Ebook com Dicas e Macetes do Prof. Leo