Questões comentadas - Banca UPENET

A concordância verbal é uma das matérias mais cobradas nas provas de concursos, por isso comentarei mais uma questão de banca. Veja como a UPENET vem trabalhando esse assunto.

a) O verbo "fazer", no sentido de "tempo decorrido", deve ficar no singular; pois é um verbo impessoal - sem sujeito. Nesse caso, a forma correta seria: Faz quase trinta anos.

b) Ocorre a presença do "se" que nesse caso exerce a função de partícula apassivadora; portanto o verbo deve concordar com o sujeito que se encontra na voz passiva sintética. Para ficar mais fácil, basta questionar o verbo: tornou-se o quê? O sujeito é "as gerações"; diante disso, o verbo deverá ficar no plural: Hoje já se tornaram parte de nossa vida as gerações de eventos.

c) Não há erro! Os verbos estão concordando com seus devidos sujeitos: o termo "as aflições" concorda com "fossem"; "haveria" fica no singular, já que se encontra no sentido de "existir" e é um verbo impessoal, "elas" concorda com "estariam".

d) A locução verbal "pode existir" apresenta sujeito; sempre pergunte ao segundo verbo em uma locução verbal. Existe o quê? O termo "pessoas" é o sujeito. O verbo deveria ficar no plural: Podem existir pessoas.

e) O sujeito do verbo "são" é "fotografar", indicando, então, um sujeito oracional (quando o verbo é sujeito de outro verbo). A forma correta seria: Fotografar eventos e fatos triviais que nos aconteceram é cada vez mais comum.

GABARITO:  C

Faça nosso curso completo voltado para a banca UPENET e aprenda dicas e macetes. O curso traz provas anteriores em pdf, questões comentadas em vídeo, curso de gramática completo e suporte direto com o Professor Leo pelo WhatsApp.

Aprenda mais com nosso curso completo e se prepare para quaisquer concursos públicos. Faça parte do nosso curso de português completo para concursos públicos e vestibulares. Aprenda de forma clara e objetiva com a didática do Professor Leo.

TENHA ACESSO AO CONTEÚDO EXCLUSIVO

QUERO APRENDER MAIS
Close

50% Complete