Questões de Português da Banca AOCP sobre Crase
SEMANA DO PORTUGUÊS SIMPLIFICADO - INSCREVA-SE GRATUITAMENTE
LIVROS CURSOS DICAS e MACETES BLOG AFILIADOS SEMANA DO PORTUGUÊS ACESSAR

Questões Comentadas da AOCP

 

A crase em "Claro que estou indo à festa." se deu em razão de uma locução adverbial feminina; note que, neste caso, "à festa" exerce a função de adjunto adverbial, já que o verbo "ir" é um verbo intransitivo.

a) A crase se deu por causa da regência nominal, pois o termo "acesso" pede a preposição "a". Quando a preposição não estiver relacionada ao verbo, mas ao adjetivo, ao substantivo ou ao advérbio, haverá a regência nominal.

Adjetivo
Substantivo
Advérbio

b) Em "Todos já estão adaptados às novas regras.", a crase ocorreu por se tratar de uma regência nominal, já que o adjetivo "adaptados" pede a preposição "a".

c) Note que a crase se deu pela regência do termo "semelhante", o qual não é verbo. Diante disso, trata-se de uma regência nominal. Houve a crase em função da preposição "a" mais o pronome "aquela".

A tela pintada por ele é semelhante à dele.
A tela pintada por ele é semelhante a + aquela dele.

d) Em "Os funcionário são vinculados à outra empresa.", o termo "vinculados", o qual exerce a função de "adjetivo" exige a preposição "a", por essa razão houve a ocorrência de crase.

e) Na oração: "Cheguei à reunião...", o verbo "chegar" é um verbo intransitivo, isto é, não pede complemento verbal; logo, o termo "à reunião" não é objeto indireto, mas sim um adjunto adverbial, exercendo a função de locução adverbial de lugar.

A crase é a fusão de dois "as", sendo o primeiro uma "preposição" e o segundo um "artigo"; ela pode ocorre em três casos:

Preposição + artigo feminino
Preposição + pronome demonstrativo
Em locuções adverbiais femininas

Esses são os casos possíveis de crase, lembrando ainda que a crase se dá no casos de

Regência nominal
Regência verbal
Locuções adverbiais femininas

Agora, você já compreendeu mais sobre a crase. Temos um Curso de Português Completo para você aprender mais sobre a banca AOCP com vídeos completos de gramática, questões comentadas, provas anteriores e ainda suporte direto com o Professor Leo.

Para você dominar o emprego do acento grave, é muito importante que estude não só a regência verbal, mas também a regência nominal e, além disso, saiba as locuções adverbiais femininas. 

 

COMPRAR
Close

50% Complete

Ebook 50 questões de CRASE

Baixe agora o Ebook com Dicas e Macetes do Prof. Leo