Questões Comentadas da Banca Cespe sobre Crase

 

A banca Cespe tem o costume de cobra em suas provas de concursos públicos questões que envolvam não só a parte gramatical como também a parte interpretativa. Sempre analise a parte da gramática primeiro; caso não encontre erro gramatical, faça a analise da parte interpretativa.

Como analisar a parte interpretativa?

A banca Cespe, na parte interpretativa, gosta de inverter os termos na oração; trocar conectivos (conjunções) para que saber se o candidato consegue  entender o sentido original do texto e preservá-lo; em algumas vezes, gosta de acrescentar palavras ou expressões ou de trabalhar o sinônimo das palavras. Ter um bom vocabulário é essencial para analisar as questões da Cespe, sugiro sempre decorar uma palavra (por dia) no dicionário; no final do mês, você terá quase 30 palavras novas e, certamente, ajudará muito na parte da interpretação de texto.

 Como analisar a parte da gramática?

Quanto ao aspecto gramatical, a banca foca bastante nas matérias de pontuação, concordância verbal, regência verbal e crase, ortografia e acentuação. Foque bem nesses tópicos. Além disso, normalmente, em uma frase reescrita, é possível encontrar mais de um erro gramatical (Claro se a frase apresentar erro.), tornando a questão um pouco mais fácil para quem estudou.

Vamos ao comentário do questão.

Sem prejuízo da correção gramatical e dos sentidos do texto, o primeiro período do terceiro parágrafo poderia ser assim reescrito:

Contudo, os cientistas avisam que ter tanta luz à nosso dispor custa muito caro ao meio ambiente. 

Um erro bem visível envolve a parte de regência, ou melhor: de crase. NÃO se emprega acento grave antes de pronomes possessivos masculinos, pois não há possibilidade de empregar o artigo feminino "a" antes de masculino. 

A crase é facultativa antes dos pronomes possessivos femininos (sua - tua - minha - nossa - vossa), desde que eles estejam acompanhando o substantivo, sendo pronomes adjetivos.

Vou a sua loja mais tarde.
Vou à sua loja mais tarde.

Aprenda mais com nosso curso completo e se prepare para quaisquer concursos públicos. Faça parte do nosso curso de português completo para concursos públicos e vestibulares. Aprenda de forma clara e objetiva com a didática do Professor Leo.

 

TENHA ACESSO AO CONTEÚDO EXCLUSIVO

QUERO APRENDER MAIS
Close

50% Complete