Questões Comentadas da Banca Cespe sobre Pontuação

 

A banca Cespe é muito maldosa em suas questões, por isso farei um supercomentário sobre um tópico do qual a banca vem gostando sempre em suas provas: a matéria de pontuação.

As orações subordinadas adjetivas ocorrem apenas em período composto e apresentam, em regra, pronomes relativos: que, quem, onde, qual, cuja...

A função desse tipo de oração é apresentar uma qualidade, por isso tem o nome de oração adjetiva; ela se divide em dois tipos:

Oração adjetiva explicativa: aquela que apresenta vírgula antes do pronome relativo

Sempre que houver pronomes relativos e antes deles vier uma vírgula, você está diante de uma oração subordinada adjetiva explicativa. Essa vírgula poderá ser substituída por dois travessões, parênteses.

O livro, que estava na mesa, sumiu.
O Brasil, que exporta laranja, está crescendo.

Oração adjetiva restritiva: aquela que não apresenta vírgula imediatamente antes do pronome relativo

Ela tem a função de restringir o substantivo a que se refere, indicando que há mais de um elemento, isto é, é um ser dentro de um grupo.

O livro que estava na mesa sumiu.

Nesse caso, ocorre uma oração adjetiva restritiva cuja função é restringir o termo "livro"; falando que há mais de um livro e que sumiu apenas o que estava na mesa. Portanto, é possível inferir que há pelo menos 2 livros: o que estava na mesa e o que não estava.

Saiba que a pontuação muda o sentido da frase; tenha muito cuidado com isso, já que a banca Cespe cobra não só a parte gramatical como também a parte interpretativa.

São duas frases totalmente diferentes quanto ao sentido:

O livro que estava na mesa sumiu. = restringiu
O livro, que estava na mesa, sumiu. = explicou

Quanto o termo a que se refere for único, isto é: não houver outro, a vírgula deve ser obrigatória e não poderá ser retirada da frase. Vejamos alguns exemplos.

O Brasil, que fica na América do Sul, é um dos maiores países do mundo.

Note que não existe outro "Brasil", só há um país no mundo chamado de "Brasil". Diante disso, a vírgula deve ser empregada, dado que a oração é apenas explicativa. Nesse caso, a pontuação não pode ser retirada, senão ocorrerá um prejuízo quanto ao aspecto gramatical.

A banca Cespe pergunta se a correção é mantida e se o sentido é alterado. Conforme estudamos, o sentido é alterado. Logo, a questão está correta. Muitos candidatos acreditam que não há diferença ao retirar as vírgulas. 

Certamente, você já aprendeu muito com este comentário. Que tal conhecer nosso curso de português completo que é voltado para a banca Cespe. O curso vem com questões comentadas em áudio, provas anteriores, curso de gramática, mapa da mina e ainda você tem suporte direto comigo: Professor Leo.

POR QUE ASSINAR O PORTUGUÊS TOTAL?

O Português Total é composto de curso de gramática, interpretação, redação e questões comentadas. Você terá acesso a simulados e a materiais em pdf para baixar e suporte direto com o Professor Leo. Acesso por 1 ano aos cursos!

QUERO ASSINAR O PLANO
Close

50% Complete