Questões comentadas da banca FCC - Funções do QUE
SEMANA DO PORTUGUÊS SIMPLIFICADO - INSCREVA-SE GRATUITAMENTE
LIVROS CURSOS DICAS e MACETES BLOG AFILIADOS SEMANA DO PORTUGUÊS ACESSAR

Questões Comentadas da Banca FCC

A banca FCC é uma das bancas que mais realizam concursos públicos no Brasil, suas questões apresentam nível médio e alto. Hoje falarei sobre as funções do "QUE", pois a banca já cobrou esse assunto várias vezes em suas provas.

O "que" pode exercer várias funções (27 funções), mas não se preocupe, pois as duas que mais são cobradas nas provas são: conjunção integrante e pronome relativo.

Conjunção integrante = troco por isso
Pronome relativo = não troco por isso

Nessas duas funções, a ocorrência se dá em período composto, isto é, quando há dois ou mais verbos (orações). Lembre-se de que o pronome relativo sempre retoma uma substantivo; já a conjunção integrante apenas completa a oração principal.

Primeiramente, é preciso entender a função do "que" no enunciado para depois encontrarmos a resposta. Na frase "Os bancos e as empresas que efetuam..." ocorre um pronome relativo, dado que não é possível trocar o "que" pelo "isso": Os bancos e as empresas ISSO. Além disso, é possível percebermos que o pronome "que" refere aos substantivos "bancos e empresas".

a) Na oração "Também vale nota que..." é possível fazer a troca: Também vale notar ISSO. Logo, percebemos que ocorre a presença de uma conjunção integrante, cuja função é objeto direto.

b) Na oração "Conclui-se que..." é possível fazer a troca: Conclui-se ISSO. Logo, percebemos que ocorre a presença de uma conjunção integrante, cuja função é sujeito.

c) Na oração "Cerca da metade das organizações que atuam..." Nesse caso, não conseguimos trocar por "isso": Cerca da metade das organizações ISSO". Portanto, ocorre a presença de um pronome relativo, o qual retoma o substantivo "organizações". Também é possível fazer a troca por "as quais": Cerca da metade das organizações as quais atuam.

Quando há pronome relativo, ocorre a oração adjetiva, podendo ser:

Oração adjetiva restritiva = sem vírgula antes do "que"
Oração adjetiva explicativa = com vírgula antes do "que"

d) Na oração "Mais de um terço das organizações reconhece que..." Vamos aplicar o macete: Mais de um terço das organizações reconhece ISSO. Fica bem fácil perceber a presença da conjunção integrante; ela introduz uma oração objetiva direta.

e) "O estudo revela que..." = O estudo revela ISSO. A substituição é feita corretamente, podemos concluir que ocorre a presença da conjunção integrante com função sintática de objeto direto.

Perceba que com dicas e macetes fica mais fácil acertar essa questão da banca FCC. Basta fazer a troca para não errar mais. Conheça nosso CURSO COMPLETO para a banca FCC com questões comentadas em vídeo, provas anteriores, apostilas com questões e um curso completíssimo de gramática.

Aprenda mais com nosso curso completo e se prepare para quaisquer concursos públicos. Faça parte do nosso curso de português completo para concursos públicos e vestibulares. Aprenda de forma clara e objetiva com a didática do Professor Leo.

GABARITO: C

 

COMPRAR
Close

50% Complete

Ebook 50 questões de CRASE

Baixe agora o Ebook com Dicas e Macetes do Prof. Leo