Questões Comentadas da Banca FCC - Regência e Pronomes
{ENTRE AGORA NO GRUPO NO WHATSAPP}
LIVROS CURSOS BLOG QUESTÕES CURSOS GRÁTIS ACESSAR

Questões Comentadas da Banca FCC - Regência e Pronomes

 

A imitação, que tem papel fundamental nas artes cênicas, onde a prática, a repetição e o ensaio incessantes são imprescindíveis... (4o parágrafo)  Sem prejuízo para a correção e o sentido, o segmento sublinhado acima pode ser substituído por:

(A)  o qual é papel fundamental

Note que o pronome relativo retoma o substantivo feminino "imitação", logo não se pode empregar o pronome relativo "o qual", uma vez que esse elemento coesivo se encontra com artigo masculino "o". A frase ficaria incorreta quanto ao aspecto gramatical. Lembre-se de que o pronome "qual" é o único seguido de artigo, com o objetivo de tornar a frase mais clara.


(B)  cujo papel é fundamental

Uma dica é saber que o pronome relativo "cujo" será empregado entre dois substantivos; note que ele se encontra entre os substantivos "imitação e papel". Além disso, grave que o pronome relativo "cujo" deve concordar sempre com o substantivo posterior, nesse caso o termo "papel".

O pronome relativo "cujo" tem valor de posse, podendo ser substituído pelo pronome "dele". O papel fundamental da imitação nas artes cênicas = O papel dela.

(C)  onde há um papel fundamental

O pronome relativo "onde" só pode ser empregado para substituir termos que denotem ideia de lugares fixos, isto é, para retomar "lugares". Note que o termo "imitação" não é um lugar, por isso não se pode empregar tal pronome.

A casa onde moramos é muito grande.
Conheci a loja onde ele trabalha com o pai.

Note que nesses casos, o pronome relativo "onde" está empregado corretamente. Não confunda com o "aonde", o qual é empregado para indicar verbos de ação, tais como: ir, chegar...



A casa aonde ele foi era muito bonita.
O curso de português aonde ele chegou pertence ao Professor Leo.

(D)  à qual possui um papel fundamental

É possível empregar o acento grave antes do pronome relativo "qual", mas para isso é necessário que haja substantivo feminino antes dele e que o verbo posterior peça a preposição "a".  Note que, nesse caso, se encontra o verbo "possui", o qual não pede a preposição "a"; portanto, é impossível a ocorrência de crase.

A loja à qual ele foi era bonita.


(E)  pelo qual se constitui papel fundamental 

Como havia falado, o termo substituído é um substantivo feminino "imitação", por isso não se pode empregar o artigo "o"; quanto à regência do verbo, a frase está correta, pois uma coisa se constitui por outra. A forma correta seria: A imitação pela qual se constitui papel...

A banca FCC tem o costume de cobrar questões que envolvam o emprego dos pronomes relativos e da regência, ao mesmo tempo; tome muito cuidado. A dica que dou é sempre analisar primeiramente o emprego do pronome relativo: o que ele substitui; depois você deve analisar a regência do verbo.

GABARITO: B

Aprenda mais com nosso curso completo de português com questões comentadas da banca FCC. Saiba o que estudar e como estudar para se sair bem nas provas da FCC. Ao fazer nosso curso de português, você terá acesso a provas da banca, questões comentadas de provas anteriores, apostila de questões, curso de gramática completo e suporte direto com o Professor Leo pelo WhatsApp.

E-BOOK DE QUESTÕES COMENTADAS

BAIXAR AGORA
Close

50% Complete

Ebook 50 questões de CRASE

Baixe agora o Ebook com Dicas e Macetes do Prof. Leo