Questões Comentadas da Banca Fumarc sobre Crase

 

Hoje, aprenderemos sobre crase, pois é uma matéria muito comum nas provas de concursos públicos. A banca Fumarc vem cobrando esse tópico e é importante que você o domine. 

a) É proibido o emprego do acento grave entre palavras iguais, tais como: cara a cara, dia a dia, frente a frente. Essas estruturas são fixas, sendo apenas uma expressão adverbial de modo, tempo. Todavia, em alguns casos, é possível a presença da crase entre palavras iguais quando a regência verbal exige.

Declarou guerra à guerra.

O verbo "declarar" pede objeto direto "guerra" e depois objeto indireto "à guerra"; pois declarou uma coisa à outra. Mas note que essa expressão não é fixa, ela ocorreu por causa da regência verbal. O verbo é bitransitivo, isto é, apresenta, ao mesmo tempo, objeto direto e indireto. 

b) A crase depende 90% da regência, ou seja, devemos analisar o verbo ou o nome para saber se exige a presença da preposição. O verbo "assistir", no sentido de "ver", pede a preposição "a". Como a palavra posterior é feminina, ocorre a presença da crase, logo empregamos o acento grave.

Ela assistiu à aula.
Ela assistiu ao filme.

Uma dica legal é substituir a palavra feminina por outra masculina, caso ocorra a presença da preposição "ao" no lugar do "a", empregaremos o acento grave, pois isso indica que houve a fusão de preposição mais artigo feminino.

c) A três palavras com que devemos ter muito cuidado, pois elas precisam de determinante para que ocorra o acento grave.

Distância
Terra
Casa

Vou à casa da sogra.
Chegaremos à terra natal.
Estou à distância de 20 metros.

Note que houve determinante após "DTC", por isso houve o acento grave; caso não houvesse determinante, não haveria crase.

Vou a casa mais tarde.
Chegaremos a terra mais cedo.
Ela ficou a distância olhando tudo.

d) Para nomes de lugares, há uma superdica para facilitar seus estudos, mas não deixe de analisar a regência:

Cidades
Estados
Países

Vim da = crase há "à"
Vim de = crase não haverá "a"

Vou a Israel. 
Vim de Israel.

Vou à Bahia.
Vim da Bahia.

Aprenda mais com nosso curso completo e se prepare para quaisquer concursos públicos. Faça parte do nosso curso de português completo para concursos públicos e vestibulares. Aprenda de forma clara e objetiva com a didática do Professor Leo.

TENHA ACESSO AO CONTEÚDO EXCLUSIVO

QUERO APRENDER MAIS
Close

50% Complete