Questões Comentadas de Colocação Pronominal da Banca FCC

 

O complementos verbais completam o verbo, podendo ser objeto direto (sem preposição) e objeto indireto (com preposição). Eles podem ser substituídos por pronomes oblíquos para tornar o texto mais claro e coeso.  A banca FCC gosta muito de cobrar, em suas provas, a matéria de pronomes e colocação pronominal juntos, por isso resolvi mostrar como analisar esse tipo de questão.

Dica:

A banca FCC adora trabalhar o emprego do pronome "lhe" em substituições, todavia esse pronome substituirá objeto indireto (termo com preposição). Diante disso, ficará bem mais fácil resolver a questão. Além disso, o pronome "lhe" é empregado, em regra, para substituir "pessoas".

Ele pagou ao homem. = Ele pagou-lhe.
Vou obedecer à professora.  Vou 
obedecer-lhe.
Diga para ele tudo. = Diga-lhe tudo.

Quando o complemento for objeto direto, deveremos empregar os pronomes oblíquos "o, a", sendo o pronome "o" para termo masculino e o pronome "a" para termo "feminino".

Em verbos terminados em "R - S - Z", cortaremos essas letras e substituiremos o objeto  direto por "lo - la".

Em verbos terminados em vogais, o objeto direto será substituído por "o, a". Vamos agora para a explicação de cada alternativa.

O segmento destacado está substituído, segundo a norma-padrão da língua, por um pronome em: 

(A)  Ele viu o jogo... // Ele o viu... 

O verbo terminou em vogal, logo empregaremos o pronome "o", já que o objeto é um termo masculino. É possível empregar o pronome de duas formas quando houver o pronome reto "ele / ela":

Ele o viu.
Ele viu-o.

(B)  Basta comparar os tapes dos referidos gols. // Basta lhes comparar. 

Como o verbo termina em "r", devemos excluir a letra "r" e substituir o objeto direto pelo pronome "los" para fazer a devida concordância com o termo substituído:

Basta compará-los.

Não se deve empregar o pronome "lhe", pois ele é específico para objeto indireto.

(C)  ... ele pega a bola... (3o parágrafo) // ... ele lhe pega... 

O verbo terminou em vogal, logo empregamos o pronome "a", dado que o objeto é um termo feminino. É possível empregar o pronome de duas formas quando houver o pronome reto "ele / ela":

Ele a pega.
Ele pega-a.

(D)  ... desejo fazer uma grave denúncia... // ... desejo fazer-lhe... 

Como o verbo termina em "r", devemos excluir a letra "r" e substituir o objeto direto pelo pronome "la" para fazer a devida concordância com o termo feminino:

Desejo fazê-la...

Como o objeto é direto, não se deve empregar o pronome "lhe", o qual é empregado para objetos indiretos, isto é: termos seguidos de preposição.

(E)  ... querem receber autorais... // ... querem o receber... 

O verbo termina em "r", devemos excluir a letra "r" e substituir o objeto direto pelo pronome "los" para fazer a devida concordância com o termo substituído. Também é possível duas formas, dado que estamos diante de uma locução verbal:

Querem recebê-los.
Querem-no receber.

Nos verbos terminados em som nasal, empregamos "no, na", por isso o correto é "querem-no receber". Pegadinha da banca FCC.

Além disso, muito cuidado com as regras de acentuação, pois as vogais "a, e, o" devem receber acento quando forem tônicas, podendo ser oxítonos ou monossílabos. 

Vê-la
Pô-la
Dá-la

Vendê-la
Amá-la
Compô-la

Aprenda mais com nosso curso completo e se prepare para quaisquer concursos públicos. Faça parte do nosso curso de português completo para concursos públicos e vestibulares. Aprenda de forma clara e objetiva com a didática do Professor Leo.

TENHA ACESSO AO CONTEÚDO EXCLUSIVO

QUERO APRENDER MAIS
Close

50% Complete