Questão de Português Comentada - Sintaxe

Questões de Concursos Comentadas - Como Encontrar Sujeito

Para encontrar o sujeito em qualquer período, basta questionar o verbo. Antes de achar o objeto direto, encontre sempre o sujeito primeiro com uma destas perguntas:

Verbo + o quê? 
Quem + Verbo?

Lembre-se de que o sujeito comanda o verbo, por essa razão o foco é sempre encontrá-lo e questioná-lo. 

a) Vende-se LOTE.

Vende-se o quê? Resposta "LOTE". O sujeito é lote. Nesse caso, ocorre o sujeito simples  por haver a partícula apassivadora SE; ela indica que o período se encontra na voz passiva sintética.

Mas não seria objeto direto? NÃO! Por isso fica a dica: sempre encontre o sujeito antes de encontrar o objeto direto. A maldade está aí. 

Eu aprendi que sujeito é quem pratica a ação. Então, você aprendeu quase certo, rssss! O sujeito é a palavra que comanda o verbo. 

b) TUDO cura o tempo.

Quem cura? Resposta "O TEMPO". O sujeito é "o tempo", analise o contexto, pois o tempo cura tudo; tudo é curado com o tempo. 

Nem sempre o sujeito deve vir antes do verbo, por questão de decoreba, aprendemos que o sujeito vem primeiro; a ordem não interessa aqui! Muitas bancas de concursos públicos fazem isso para que o aluno erre a questão. Nesse caso, basta colocar a frase na ordem direta: O tempo cura tudo.

Fica bem mais fácil com a frase na ordem direta, concorda? Aprender português é uma arte, por isso você deve fazer um curso do básico ao avançado para dominar a matéria.

c) Há de existir VAGA.

Há de existir o quê? Resposta "VAGA". O sujeito é vaga. Não confunda com a locução "há de haver", esta não apresenta sujeito por causa do verbo impessoal "haver", no sentido de existir. 

Colocando a frase na ordem direta, teremos: Vaga há de existir.
Se o substantivo estivesse no plural, a frase seria: Vagas hão de existir. 

d) Aos homens cabe FALAR.

Cabe o quê? Resposta "FALAR". O sujeito é oracional "falar". Colocando na ordem direta o período, teremos: Falar cabe aos homens. O termo "aos homens" não pode ser sujeito, pois está preposicionado.

Então um verbo no infinitivo poderá ser sujeito de outro verbo? SIM! Isso é chamado de oração subordinada substantiva subjetiva.

É necessário estudar a matéria.

Desenvolvendo o período, teremos: Que estude a matéria é necessário. Note que a oração "estudar a matéria" é o sujeito do verbo conjugado "ser".

Certamente, você aprendeu muito com esses comentários do Professor Leo; agora você já sabe o quanto posso ajudá-lo em seus estudos, conte sempre comigo quando tiver alguma dúvida, pois aqui, em nosso blog, há centenas de dicas e macetes que farão total diferença em sua preparação.

Aprenda Sintaxe

CLIQUE AQUI
Close