Aprenda Crase com Questões Comentadas
OFERTA LIMITADA: ASSINE O PLANO DIAMANTE E LEVE JUNTO [GRAMÁTICA SIMPLIFICADA]

Questões de Crase Comentada

Hoje aprenderemos mais sobre o emprego da crase por meio de questões comentadas. Logo abaixo, você terá a explicação de cada alternativa para entender melhor quando usar crase.

a) Nunca declare guerra a guerra.

Muito cuidado, pois não se emprega o acento grave entre palavras repetidas, MAS grave que são estruturas fixas, tais como: cara a cara, dia a dia, frente a frente, lado a lado...

Todavia é possível sim o emprego do acento grave entre palavras iguais quando a regência do verbo requerer um objeto direto e um objeto indireto. Note que o verbo "declarar" pede dois objetos ao mesmo tempo:

Declaro uma coisa à outra.
Declaro guerra à guerra.

O termo "a guerra" é objeto direto por não ter preposição e estar ligado ao verbo; "à guerra" é objeto indireto por completar o verbo por meio da preposição.

b) Eu trabalho de 8h às 18h.

Entre períodos ou intervalos, pode haver ou não o acento grave. Fique ligado na dica do Professor Leo e aprenda mais:

de = não (a)
da = sim (à)

Quando houver a preposição "de", não haverá acento grave; mas, se houver a preposição "da", haverá o acento grave.

De 8h as 18h.
Das 8h às 18h.

De quinta a sexta.
Da quinta à sexta.

c) Todos gritavam à uma.

Atenção, concurseiros e estudantes! Não se emprega o acento grave antes dos artigos indefinidos: uma(s), uma(s); mas é preciso saber que o artigo indefinido deve sempre acompanhar o substantivo.

Vou a uma festa.
Chegarei a um evento.

A expressão "à uma" é uma locução adverbial e por essa razão o acento grave está totalmente correto. Ela significa "juntamente, juntos, cocomitantemente, simultaneamente".

À uma, todos gritam para ele.
Juntamente, todos gritavam para ele.

d) Chegarei à uma hora.

Quando o "uma" for um numeral, deverá haver o acento grave, sendo uma locução adverbial feminina. Além disso, você poderá gravar que: "uma + hora" deverá receber o acento grave, dado que ocorrerá apenas um numeral.

e) Minha caneta é igual à do menino.

É possível empregar o acento grave antes da preposição "do, da"; nesse caso, não haverá fusão de preposição mais artigo, apenas preposição mais pronome demonstrativo:

a + aquela = àquela

A dica é sempre trocar o "a" antes da preposição "do" pelo pronome "aquela"; note que o termo "a" retomará um substantivo, fazendo papel de pronome substantivo.

Minha caneta é igual à do menino.
Minha caneta é igual à caneta do menino.

Perceba que a palavra "caneta" está subentendida, por isso é que se empregou o acento grave. 

Certamente, você aprendeu muito com o comentário do Professor Leo. Aprenda mais com nosso curso de português completo com aulas de gramática, redação, interpretação.

GABARITO: B

PORTUGUÊS TOTAL POR 1 ANO + GRAMÁTICA SIMPLIFICADA

APENAS 12X48.62
Close

50% Complete

Ebook 50 questões de CRASE

Baixe agora o Ebook com Dicas e Macetes do Prof. Leo