Questões de Português - Normal Culta

Questões de Português Comentadas 02

Comentário comentado pelo Professor Leo para você aprender dicas e macetes; leia com calma e se tiver dúvida, conte comigo.

a) O verbo "casar" é um verbo pronominal quando indicar sentido de relacionar-se; portanto o verbo precisa de um pronome oblíquo átono: Eles se casaram ontem.

Eu me caso.
Ele se casa.
Nós nos casamos.

Note que o pronome oblíquo deve acompanhar o verbo, ficando errado gramaticalmente se ficar sem tal pronome. Poderia ter outro sentido: casar alguém.

Ele casou o filho ontem. 

b) Quando houver um verbo no futuro do pretérito (verbo com a desinência "ria") ou futuro do presente (verbo com desinência "re - rá - rão"), deve ocorre a mesóclise - pronome fica no meio do verbo.

1. Deixe o verbo até a consoante "r";
2. Acrescente o pronome oblíquo;
3. O restante do verbo ficará depois do pronome.

Der-lhe-ei a verdade amanhã.

c) Quando houver um adjetivo antes da preposição "para", deve-se empregar o pronome oblíquo "mim". Nesse caso, é possível inverter a frase, uma vez que ela se encontra deslocada. 

Estudar ficou fácil para mim.

Nesse caso, ocorre o sujeito racional (o verbo no infinitivo assume a função de sujeito); o termo "para mim" exerce a função de complemento nominal, já que está ligado a um adjetivo.

Então é possível que entre a preposição "para" e o verbo no infinitivo pode haver o pronome "mim"; muitos estudantes acreditam que devam empregar apenas o pronome reto "eu", mas isso é uma MENTIRA. O segredo está, normalmente, no adjetivo antes da preposição. Se não houvesse o adjetivo, deveria, sim, empregar o pronome "eu", o qual exerceria a função de sujeito.

Ficou para eu estudar.

d) Quando houver derivados de verbos terminados em "ENDER", a grafia será com "S", portanto basta reduzir a palavra:

pretender = pretensão / pretensioso
ascender = ascensão
compreender = compreensão

Essa é uma dica que certamente ajudará você em seus estudos. Aprenda mais com nosso curso completo de língua portuguesa do básico ao avançado.

GABARITO C

Aprenda Sintaxe

CLIQUE AQUI
Close