Questões de Português Comentadas sobre Regência Verbal

Questões de Português - Regência Verbal

Nesta questão, você aprenderá a regência verbal do verbo "informar", um dos verbos que mais é cobrado nas provas de concursos públicos. Aprenda dicas e macetes de forma simples com o Método Simplificado do Professor Leo.

A) Não se emprega "lhe" e "de" juntos, pois os dois indicam objeto indireto; o verbo deve ter um objeto direto e outro objeto indireto. Lembre-se de que o pronome  "lhe", em regra, faz papel de objeto indireto; a preposição "de" também. A frase ficaria correta assim:

Informou-lhe de que viria = errado
Informou-lhe que viria. = correto

B) Note que há dois objetos diretos: o pronome oblíquo "o" e a conjunção "que"; a frase deve apresentar um objeto direto e outro objeto indireto, portanto a forma correta seria:

Informou-o que viria. = errado
Informou-o de que viria. = correto

C) O termo "a ela" exerce a função de objeto indireto, dado que ocorre a preposição "a" antes do pronome reto "ela". A conjunção "que" faz papel de objeto direto, introduzindo uma oração subordinada objetiva direta: Informou algo a alguém.

Informou a ela que viria. = correta
Informou que viria a ela. = correta

D) Ocorrem dois objetos indiretos: "ao" e "de", portanto o correto seria:

Informou o jovem  tudo. = errado

Informou o jovem de tudo. = correto
Informou ao jovem tudo. = correto

GABARITO C

Simplifique seus estudos com o Método Simplificado do Professor Leo; nosso curso é completo (do básico ao avançado), ainda terá suporte para tirar suas dúvidas.

Aprenda Sintaxe

CLIQUE AQUI
Close