Tipologia Textual - 7 Tipos de Texto
CURSOS AVULSOS
VOLTAR PARA O BLOG
 

Tipologia Textual: Texto Dissertativo, Narrativo, Descritivo e Injuntivo

Tipos de texto, ou seja, tipologia textual é muito importante, pois fala sobre cada texto, além disso é muito cobrado nas provas de interpretação de texto.

Texto dissertativo
Tem o objetivo de falar sobre assuntos relevantes, temas que criem discursões cuja linguagem é objetiva e culta; apresenta introdução, desenvolvimento e conclusão.

Texto narrativo
Tem o objetivo de contar um fato, algo que já ocorreu; pode ser um fato verdadeiro ou fictício (falso); sua característica predominante é o emprego de verbos no passado, apresenta também (personagens, clímax, tempo, lugar).

Texto Injuntivo
Tem o foco de ensinar algo a alguém, também conhecido como "instrucional"; é muito comum em manuais, receitas, leis. Sua característica principal é a presença de verbos no imperativo.

Texto preditivo
O objetivo é falar do que vai acontecer, isto é: do futuro; tem a predominância de verbos no imperativo, sendo muito comum em horóscopo, previsão de tempo, a bíblia.

Texto Dialogal
O próprio nome diz: texto cujo objetivo é criar um diálogo, precisaria do receptor e do locutor (ouvinte e falante); é muito comum em entrevista, debates, chats...

Texto Descritivo
Seu objetivo é descrever (detalha uma pessoa, objeto); tem como característica essencial a presença de muitos adjetivos (atributos).

CURSO COMPLETO DE SINTAXE E GRÁTIS: AULAS TEÓRICAS, APOSTILAS E QUESTÕES

COMPRAR AGORA