Uso da Crase Antes de Distância, Terra e Casa
A crase é uma das matérias mais cobradas nas provas de concursos públicos, por isso você deve DOMINAR a matéria para que não erre mais. Para ajudar ainda mais você em seus concursos públicos ou no dia a dia, falarei mais uma dica sobre o uso da crase.
Antes das palavras (Distância, Terra e Casa), você deve tomar muito cuidado, pois pode ou não haver o acento grave - indicativo de crase.
Grave a dica da sigla (DTC), é uma forma mnemônica que ensino no meu curso de português completo, certamente você aprenderá muito com nosso curso de língua portuguesa.
1 - Distância, Terra e Casa + Determinante = crase
Se essas palavras vierem determinadas, ou seja: seguidas de uma expressão que as qualifique, haverá o sinal de crase.
1. Vou à casa de Paula estudar o uso da crase.
2. Chegarei à terra natal hoje à noite.
3. Estou à distância de 3 metros de você.
Perceba que esses substantivos vieram determinados por "de Paula, natal, de 3 metros", por isso o emprego do acento grave.
2 - Caso essas palavras femininas não venham determinadas, não haverá o acento grave, mesmo que a regência peça a preposição. Quem inventou isso? Não sei e nem quero saber, RSSS! Mas regra é regra e deve ser seguida.
1. Vou a casa estudar o uso da crase.
2. Chegarei a terra hoje à noite.
3. Estou a distância de você.
3 - Regência do verbo é muito importante
Mesmo que essas palavras venham determinadas, deve-se analisar se a regência pede a preposição, isto é, o termo deve pedir a preposição "a" para que ocorra a crase. Então, se o verbo for transitivo direto - pedir complemento sem preposição -, não haverá crase.
1. Comprei a casa de Paulo ontem.
2. Conheci da terra natal de meu pai.
3. Medi a distância de 3 metros.
Note que esses verbos: "comprar, conhecer, medir", pedem apenas objeto direto, logo o "a" é meramente um artigo, não existindo a possibilidade de crase. Muito cuidado com questões de concursos públicos, pois são bem maldosas; poucas pessoas sabem isso.
As dicas de português ajudam muito mesmo, mas cabe ao aluno estudar bastante e analisar as "pegadinhas". Claro que isso não e comum cair nas provas; todavia já apareceu em algumas provas para pegar os "decorebas".
Aprenda mais com nosso curso de português completo; você será capaz de fechar as provas de língua portuguesa ou atingir pelo menos 80% de acerto. O Português Play dá a você uma plataforma completa, materiais e suporte direto com o Professor Leo.